O deputado destacou a importância da integração entre DF e Entorno, reforçando seu histórico na pasta em Goiás
O parlamentar elogiou o governo Ibaneis por garantir acesso à saúde e serviços públicos para a população do Entorno - Fotos: Geovana Albuquerque
A recriação da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (DF) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) marca um novo capítulo na relação entre o DF e os municípios goianos e mineiros que compõem a região metropolitana da capital.
A pasta, agora sob o comando do advogado Cristian Viana, tem como objetivo principal fortalecer a integração em áreas estratégicas como saúde, transporte e desenvolvimento social. O movimento também consolida a entrada do partido Podemos na estrutura administrativa do GDF, reforçando a base de apoio da vice-governadora Celina Leão (PP), que já é vista como uma das principais candidatas à sucessão de Ibaneis em 2026.
O secretário Cristian Viana revela que os primeiros esforços da pasta serão voltados à melhoria do transporte público na região
Durante a cerimônia de posse do novo secretário, realizada no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância da integração regional. "Integração é a palavra. É no caminho da integração que a secretaria está sendo criada.
Temos muito a trabalhar", afirmou. A vice-governadora Celina Leão também ressaltou a relevância da nova secretaria: "A criação da Secretaria Extraordinária do Entorno é um passo importante para fortalecer a parceria entre o DF e Goiás, garantindo um olhar integrado para desafios como saúde, educação e transporte público".
Gilvan Máximo destacou investimentos em cidades como Planaltina, Valparaíso e Luziânia para melhorar a qualidade de vida da região
O deputado federal Gilvan Máximo, presente no evento, celebrou a iniciativa e lembrou de sua experiência à frente da pasta no governo de Goiás. "Eu fui secretário do Entorno pelo governo de Goiás com Marconi Perillo, e junto com a Leda e o Hildo, nós tínhamos desafios maiores naquela época. Trabalhávamos de mãos dadas para melhorar os índices e os números do Entorno", relembrou.
O parlamentar também destacou a mudança de postura do governo do DF em relação ao atendimento à população do Entorno. "Agora, com o nosso governador Ibaneis e com a nossa vice Celina Leão, a população do Entorno tem portas abertas e braços abertos nos hospitais do Distrito Federal", afirmou.

Gilvan Máximo reforçou ainda a importância da parceria entre o DF e o Entorno. "Não existe um Entorno sem Brasília, e não existe Brasília sem o Entorno. Por isso, nós temos que estar juntos, de mãos dadas, para levar mais qualidade de vida à nossa população", disse. O deputado também mencionou suas emendas parlamentares destinadas a municípios da região, como Planaltina, Valparaíso, Luziânia e Águas Lindas, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e os serviços públicos.
O parlamentar elogiou o governo Ibaneis por garantir acesso à saúde e serviços públicos para a população do Entorno.
A recriação da secretaria surge em um momento de fortalecimento das relações políticas entre o DF e Goiás, com foco na resolução de desafios comuns, como a tarifa intermunicipal de transporte público, que impacta diretamente os cerca de 175 mil passageiros que circulam diariamente entre as duas unidades federativas. Cristian Viana, o novo secretário, já adiantou que o tema será uma de suas prioridades. "O nosso principal desafio é a discussão da tarifa intermunicipal. Há um clamor da população neste sentido para facilitar o transporte e deslocamento", afirmou.
Com a nova secretaria, o governo do DF busca consolidar uma agenda de cooperação regional, ampliando o diálogo com prefeituras e governos estaduais para enfrentar os desafios compartilhados. A iniciativa é vista como um passo fundamental para o desenvolvimento integrado da região, que abriga cerca de 4,5 milhões de habitantes e concentra demandas urgentes em áreas como saúde e mobilidade urbana.