Em debate promovido pelo jornal O Popular e Rádio CBN Goiânia, Mabel reforça parceria com Caiado e as ações emergenciais que serão tomadas - Fotos: Alex Malheiros |
Candidato do União Brasil destacou ações conjuntas na segurança pública, habitação e programas sociais; também falou da urgência em resolver a gestão da Comurg e ações de mobilidade
A parceria efetiva entre a prefeitura de Goiânia e o governo de Goiás para atender as demandas urgentes da capital foi amplamente defendida por Sandro Mabel (União Brasil) durante o debate entre os candidatos a prefeito promovido pelo Jornal O Popular e rádio CBN Goiânia na manhã desta quinta-feira (26). Entre as prioridades, Mabel destacou o trabalho conjunto com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na segurança pública, habitação e ampliação dos programas sociais na capital.
“Ao apoiar a minha candidatura, o governador entendeu que eu era o mais preparado para solucionar os problemas de Goiânia, que está malcuidada. Com a minha capacidade de gestão, respaldo do governador, nós poderemos fazer uma gestão com excelentes resultados”, afirmou Mabel.
Na segurança pública, Mabel anunciou que irá trabalhar de forma integrada com a gestão estadual. “A Guarda Civil Metropolitana vai trabalhar alinhada com o Estado. Além disso, vamos investir em um sistema de videomonitoramento que permitirá que imagens sejam compartilhadas e alertas sejam enviados para as outras forças de segurança”, explicou o candidato.
Mabel enfatizou que pretende trabalhar em conjunto com o governo para ampliar a rede de proteção social na capital. “Com apoio do governador e da primeira-dama Gracinha Caiado, quero ampliar os programas sociais para as famílias goianienses. Existe um grande número de famílias em vulnerabilidade e precisamos auxiliar essas pessoas tenham condições de deixar essa situação”, comentou.
Também na área social, Sandro Mabel destacou o projeto de construir novos Centros Municipais de Apoio ao Idoso (Cmais). “Os idosos poderão passar o dia, realizar atividades, receber uma alimentação adequada. Além disso, teremos as equipes médicas especializadas para dar assistência à saúde”, afirmou.
O candidato do União Brasil aproveitou o debate para destacar seu projeto de construir 15 mil unidades habitacionais nos próximos quatro anos voltados para famílias em vulnerabilidade. “Ao andar por Goiânia, nos deparamos com muitas famílias vivendo em condições precárias. Essa é uma situação que nos entristece e que precisamos dar uma solução. É uma das minhas prioridades”, comentou Mabel.
Mobilidade
Ao ser questionado sobre mobilidade urbana, problema comum às grandes metrópoles, Mabel afirmou que visitou outras cidades e países para entender melhor as soluções encontradas e quais podem ser aplicadas em Goiânia. Entre as ações iniciais, Mabel pretende autorizar conversão à direita com semáforo fechado e a liberação para que motociclistas circulem nos corredores exclusivos para ônibus. Essas medidas já haviam sido apresentadas pelo candidato.
“Vamos concluir a extensão da Avenida Leste-Oeste até o trevo da BR-153 e depois até Senador Canedo. Também vamos construir dezenas de pontes para interligar os bairros e desafogar o trânsito nas principais avenidas de Goiânia”, completou Mabel.
Comurg
Sandro Mabel voltou a falar da urgência em resolver os problemas de gestão da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O candidato pretende enxugar a diretoria da Companhia e acabar ao chamado “cabide de emprego” que impede que a empresa preste um serviço eficiente à população. Mabel reforça que é necessário realizar um “choque de gestão”, mas que irá valorizar os servidores que entregam resultados, sobretudo os trabalhadores que atuam na varrição e coleta de lixo.
“Eu vou acabar com altos salários da Comurg, pessoas que estão lá por indicação política e que não trabalham. Agora, aqueles que trabalham serão valorizados. Inclusive, entendo a necessidade de contratar mais funcionários que varrem as ruas, cuidam das praças, recolhem o lixo. Essa será uma ação imediata que irei tomar já nos primeiros dias de gestão, caso seja eleito”, reforçou Mabel.