Mercado de consumo de flores e plantas ornamentais chega a R$ 10 bilhões no Brasil

Das floriculturas especializadas às gôndolas de supermercados, o comércio de flores no Brasil já alcança em torno de R$10 milhões, segundo estimativas da Hórtica Consultoria. No país, o segmento de flores e plantas ornamentais conta com 8 mil produtores, com cultivo de 17,5 mil variedades, sendo 2,5 mil espécies de valor comercial, de acordo com dados do IBGE.

Como opção para ornamentar e decorar a casa ou mesmo presentear, entre as que são vendidas em vasos, a orquídea está entre as preferidas dos consumidores. “Temos uma parte dedicada somente à venda de plantas e flores. Temos as de corte como rosas e crisântemos e as com vasos, como a violeta, kalanchoe e, claro, as orquídeas, principalmente a phalaenopsis. Em datas como dia das mães, namorados e finados, o movimento é grande. Agora, no dia a dia, para decorar ou presentear, os clientes buscam muito as orquídeas, com ou sem arranjo”, aponta o gerente Rossano Noleto Costa, da loja do Comper no Gama.


Venda de orquídeas em supermercados cresce como opção para ornamentação e presente

Como opção coringa, seja para homens ou mulheres, a venda de orquídeas impulsionou a importação de mudas para produção em larga escala. As principais espécies são nativas da Holanda, mas cultivadas no Brasil. Exuberantes, elas encantam por sua beleza. A grande vantagem é a durabilidade, já que, com cuidados adequados, elas podem florescer por longos períodos. Mesmo parecendo tão delicadas, resistem ao tempo e tornam qualquer ambiente mais colorido e aconchegante.

 

Outro diferencial é a adaptação a diferentes ambientes. Evitando colocar diretamente ao sol, elas precisam apenas de luz indireta. Para regar, o ideal é não encharcar o substrato, molhando-o quando estiver quase seco, geralmente duas vezes por semana já é o suficiente. Por isso, o ambiente só precisa ter uma umidade moderada. Com dias mais secos, o ideal é borrifar água nas folhas.

 

Para quem quer uma orquídea sempre florida, cuidar da adubação é essencial. “Percebemos que o consumidor não quer apenas comprar a planta ou flor para levar para casa, mas quer cuidar, dedicar seu tempo e passamos a disponibilizar produtos e acessórios de jardinagem, além de terra e adubos específicos para vários tipos de plantas”, diz Rossano. 

 

Tem no Comper - As lojas do Comper no Distrito Federal funcionam de segunda a sábado das 7h às 22h e domingos das 7h às 20h. Em Brasília as unidades do Comper ficam na Asa Sul, Planaltina, Gama, Sobradinho e Águas Claras. O Comper disponibiliza ainda a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site www.comper.com.br.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem