Palestra incentiva professores a trazerem o título de Educador Transformador para Aparecida de Goiânia

Sebrae busca grande participação dos docentes goianos para que inovem e sejam cada vez mais valorizados


O gerente regional Éder José de Oliveira apresenta a premiação do Educador Transformador (Fotos Edmar Wellington)

Na última sexta-feira (10) foi a vez de Aparecida de Goiânia receber a palestra "Motivação com foco em resultado", ministrada pelo professor, jornalista e palestrante Ricardo Gandra. O evento aconteceu no cinema do Aparecida Shopping e contou com a presença de representantes da Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comercio e Serviço do Estado (Femicro), Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura de Aparecida de Goiânia, juntamente com professores e gestores da educação no município.

Empreender é muito mais do que uma profissão, é uma habilidade. Esse foi o tom da fala de abertura do secretário de Educação de Aparecida de Goiânia, Divino Eterno. "Nós temos que ter esse espírito motivacional, esse espírito empreendedor é realmente algo que eu vivencio no meu dia a dia, no meu lar, na sociedade, no meu trabalho. Quem empreende recolhe os melhores resultados", afirmou.

Trabalhar a mentalidade empreendedora em todos os níveis da educação é um compromisso antigo do Sebrae Goiás. O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) é uma iniciativa que visa oferecer ferramentas e conhecimento sobre empreendedorismo para professores e alunos, utilizando a sala de aula como contexto de aprendizado. Todas as soluções englobadas pelo PNEE são gratuitas. Palestras, oficinas e até mesmo disciplinas completas estão disponíveis para escolas da rede pública e privada, basta solicitar pelos canais de contato do Sebrae.

Mas tudo isso são só ideias se não houver o envolvimento genuíno e eficaz do professor, ele é o principal agente dentro desse processo. "O professor tem que ser nota 10. O segredo nosso é transformar. Me sinto realizado e emocionado quando uma criança aprende a ler e escrever", afirmou Divino, ao enaltecer a presença do público ali presente.

Então, nada mais justo do que ter uma premiação dedicada a essa figura tão importante. Na ocasião a consultora do Sebrae Goiás Vanessa César apresentou detalhadamente a dinâmica do Prêmio Educador Transformador e fez uma provocação: "Quem sabe esse título vem para Aparecida de Goiânia?. Se o professor visualizou um problema, propôs uma solução, aplicou junto aos alunos e teve resultados, então pode concorrer".

As inscrições para o prêmio estão abertas até dia 28 pelo site www.educadortransformador.com.br. São sete categorias e três etapas classificatórias até a conquista do prêmio final.

O gerente regional Éder José de Oliveira ressaltou a importância da iniciativa. "Esse prêmio acontece em nível nacional, é gerido pelo Sebrae, e nós aqui em Goiás estamos fazendo um movimento em todo o estado, levando ao conhecimento dos nossos professores a informação para que eles possam se candidatar. A ideia do prêmio é parabenizar e dar valor ao trabalho que é realizado pelos professores em sala de aula. O prêmio tem categorias que vão desde o ensino fundamental até o ensino superior, então professores da rede pública ou particular podem se inscrever até dia 28 de fevereiro. É preciso descrever o projeto desenvolvido em sala de aula, que, depois de passar por uma banca julgadora, terá a chance de concorrer com projetos de professores de todo o Brasil. Os melhores colocados terão premiações que vão desde cursos de MBA até viagens internacionais, tudo isso com a intenção de absorver novas práticas de empreendedorismo e de educação para aplicar dentro da sala de aula", explicou.

Motivação com foco em resultado
O tema trabalhado pelo professor e palestrante Ricardo Gandra no evento foi "Motivação com foco em resultado". Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e arrancar sorrisos, Ricardo trouxe histórias da sua infância, casos de superação e os vários aprendizados adquiridos durante a vida. Tudo isso de forma simples, ilustrativa e envolvente.

A todo momento a plateia foi convidada a participar do assunto exposto, o que deixou todo mundo bem atento durante a apresentação. A fala de admiração pela educação ficou fácil de entender quando ele contou um pouco da sua origem. Dona Edinilia, sua mãe, dedicou boa parte dos seus 81 anos de vida ao ofício de professora. Não à toa, a mensagem de impacto que Ricardo deixou para o público ali presente foi: "Não seja um professor, seja 'o' professor. Isso vai mudar o legado que deixará pros alunos".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem