Produzido em parceria com a Editora MOL, 'Tudo Que Você Precisa Saber Para Cuidar Do Seu Lar' está disponível em todas as lojas da Novo Mundo e vai apoiar a iniciativa Orgânica Solidário
A Novo Mundo, importante varejista do Centro-Oeste brasileiro, reforça as boas práticas do varejo com causa. A rede, que atua há 66 anos, acaba de firmar parceria com a maior editora de impacto social do mundo, a Editora MOL. Juntas, as empresas seguirão um modelo de negócios no qual livros e outros produtos socioeditoriais são comercializados a preços acessíveis e têm parte dos lucros revertidos para organizações da sociedade civil.
Na primeira ação da parceira, MOL e Novo Mundo lançam o Tudo Que Você Precisa Saber Para Cuidar Do Seu Lar, livro que reúne 50 dicas práticas para a rotina doméstica, e será comercializado nas 146 lojas da varejista, distribuídas em oito estados e no Distrito Federal, e no e-commerce, disponível para todo o país. Ao comprarem a publicação, os clientes ajudarão a arrecadar até R$ 108 mil para o Orgânico Solidário.
O negócio de produtos sociais permite a marcas e varejos tangibilizar seu propósito e simultaneamente atender à demanda crescente de consumidores que esperam das empresas mais - e melhores - contribuições para causas socioambientais, além de construírem uma rede de impacto positivo por meio da cultura de doação.
A Editora MOL traz à Novo Mundo a experiência de quem desenvolveu esse modelo de negócios e conseguiu gerar mais de R$ 50 milhões doados para mais de 170 ONGs com a venda de produtos socioeditoriais. “Para democratizar o acesso à leitura, nossas publicações são vendidas por preços abaixo do mercado nos caixas de grandes redes varejistas. Criamos uma cadeia de produção e consumo sustentáveis que fomentam a leitura, atraem novos doadores e dão mais relevância às empresas, com resultados transformadores e transparentes. Há benefícios para todos os lados”, afirma a CEO da MOL, Roberta Faria.
Livro recém-lançado é o primeiro fruto da parceria
“Qual é a forma correta de limpar a geladeira?”, “Como manter o jardim bonito?”, “Qual é a melhor opção para decorar uma sala?”, “Como cuidar dos eletrodomésticos?”. Essas e outras dúvidas enviadas pelos próprios funcionários da Novo Mundo deram origem ao Tudo Que Você Precisa Saber Para Cuidar Do Seu Lar, livro que reúne 50 dicas práticas para deixar a casa mais bonita, aconchegante e arrumada. Para responder às dúvidas, foram consultados especialistas de áreas como arquitetura, organização pessoal, paisagismo, biologia e engenharia ambiental.
Parte das indicações também feitas pela equipe da Novo Mundo, com base em experiências que dão certo em casa. “Quando o ar está muito seco, coloco uma toalha molhada no quarto”, explicou Pedro Miguel, funcionário de uma loja de Goiânia (GO). Da mesma cidade, Nicoly Beatriz diz que usa água fervente para tirar a gordura de pratos, panelas e outros recipientes.
Lembrando que o cuidado com a casa é tarefa de todos que moram nela, para que ninguém fique sobrecarregado, Tudo Que Você Precisa Saber Para Cuidar Do Seu Lar traz um modelo de cronograma para dividir as tarefas diárias e deixar a rotina mais leve. A publicação segue o princípio de cadeia sustentável e é feita com material de florestas manejadas e de outras fontes controladas. A tinta é produzida com matérias-primas renováveis e biodegradáveis.
"Temos muitas ações de sustentabilidade, de impacto social, no Grupo Novo Mundo, e ter esse livro com dicas para casa é a consolidação de mais um projeto. A ideia foi trazida pelo presidente do Conselho do Grupo, Carlos Luciano, e é uma forma de mostrarmos nosso cuidado com todos que fazem parte do nosso universo, colaboradores, clientes, parceiros. Acreditamos que esse novo projeto gerará ainda mais engajamento com nossa equipe - já que alguns colaboradores são autores de dicas - e conexão emocional com a comunidade. Além disso, também vamos ter a renda revertida para o Orgânico Solidário, que tem sido um parceiro importante em nossas ações sociais”, afirma o diretor de Gente e Gestão do Grupo Novo Mundo, Antônio Teodoro.
Consumo que gera impacto
Com as vendas, o projeto pode doar até R$ 108 mil para o Orgânico Solidário, uma iniciativa que garante segurança alimentar por meio de alimentos saudáveis e orgânicos para famílias em vulnerabilidade social, envolvendo uma rede de agricultores familiares. Desde março de 2020, destina diariamente frutas, legumes e verduras e já alcançou mais de 500 toneladas de alimentos para 80 comunidades em quatro cidades do Brasil. Ao comprarem um exemplar do livro Tudo Que Você Precisa Saber Para Cuidar Do Seu Lar, com o custo de R$ 7,90, os clientes ajudarão a contribuir com essa causa. Cada exemplar gera uma doação.
“A gente abastece cozinhas comunitárias, entrega cestas montadas de 6 quilos, com 14 itens, o que dá para uma semana, e a gente também ativa as feiras solidárias”, explica o cofundador do Orgânico Solidário, Aziz Camali Constantino. “Para a gente é super importante a mobilização, tanto de pessoa física quanto de empresa. Essa rede de microfilantropia é muito importante para esse trabalho”, conclui.
Sobre a Editora MOL
A MOL é a maior editora de impacto social do mundo. Fundada em 2007, ela produz livros, revistas, calendários, jogos, álbuns de figurinhas e outros produtos editoriais vendidos em grandes redes varejistas a preços acessíveis, sempre com renda revertida para causas. Os produtos da MOL já doaram mais de R$ 50 milhões para mais de 170 ONGs. Os cofundadores da empresa, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, são empreendedores sociais reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e internacionalmente pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial. Saiba mais em www.editoramol.com.br
Sobre a Novo Mundo
A Novo Mundo, empresa do Grupo Martins Ribeiro que conta também com dois dos maiores shoppings atacadistas do país - Mega Moda Shopping e Mega Moda Park, Montreal Colchões e Estofados, NMC Construtora e Incorporadora, entre outras. Saiba mais em: www.novomundo.com.br.