Segundo pesquisa realizada pela empresa sueca Husqvarna com mais de 3,5 mil pessoas espalhadas pelo mundo, mostra que 63% dos entrevistados preferem morar ou investir em regiões muito arborizadas. Os entrevistados relacionam as áreas verdes com a sensação de bem-estar e ainda dizem que não se importam em pagar um pouco mais por isso.
Os moradores de Goiânia, em Goiás, já vivenciam isso diariamente, tendo em vista que a cidade é a mais arborizada do Brasil, com 94 m² de área verde por habitante, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse verde é visto em parques, praças e é uma das principais riquezas dos goianos. Podemos se dizer a mais valorizada.
Ainda assim, eles querem mais natureza, preferencialmente dentro de casa. Nos últimos anos, esse verde não ficou restrito apenas aos locais públicos, mas tem se ampliado nos prédios residenciais, o que contribui para o microclima e o bem estar não só dos moradores, mas de todo o entorno do local.
Atenta a esse movimento, a Consciente Construtora tem destinado áreas generosas para o paisagismo natural de seus projetos. "As cidades ficaram cada vez maiores, as pessoas estão cada vez mais morando em centros urbanos, estamos cercados por mais ruas e prédios e o verde estava desaparecendo cada vez mais. Com a pandemia percebemos o quanto o contato com a natureza faz falta e isso deixou ainda mais evidente o quanto é necessário incrementar a natureza ao nosso dia a dia para estar junto dela”, comenta a arquiteta ambientalista Alessandra Caiado Cardim, sócia da Cardim Arquitetura Paisagística, empresa responsável pelo paisagismo dos empreendimentos da Consciente Construtora
Exemplos
O Casa Brasileira está sendo construído em uma área de 2.250 m², e possui mais de 450 metros quadrados de área verde. É um residencial vertical que apresenta apartamentos contemporâneos com atmosfera de casa, alguns com quintal na varanda. Na área comum, a praça e lago ornamental fazem parte da ambientação.
Já o Reserva 27, será construído na Avenida T-27, no setor Bueno, próximo a praça T-23, em um terreno de 3.000m² com uma torre exclusiva de 35 andares e 4 unidades por andar. mais recente projeto da Consciente terá mais de 800m² de áreas verdes com vegetação nativa e ambientes refrescantes e verdes.
Alessandra comenta que em todos os projetos da construtora a proposta foi incluir o máximo de elementos naturais como água, pedra, madeira, ou seja, materiais atemporais. Além disso, todo o paisagismo foi desenvolvido 100% com espécies nativas dos biomas brasileiros.
“Somos o país com maior biodiversidade do mundo e infelizmente, 90% da vegetação existente nas cidades é de origem exótica (outros países). Ainda, dentre as exóticas, muitas podem ser invasoras, ou seja, tomam lugar das nativas e contaminam remanescentes, tornando-se a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo. Podemos dizer desta forma, que a Consciente acredita e aposta em uma proposta de Paisagismo Consciente!”, salienta Cardim
Além disso, o processo de criação se baseou em duas características: diversidade e densidade. “Em todos os projetos temos em comum o adensamento de vegetação, então não é um paisagismo com poucas espécies e sim bem denso e diversificado” informa. Os empreendimentos da Consciente possuem em geral cerca de 40 a 45 diferentes espécies nativas, o que prova ser possível um paisagismo diversificado e nativo. Por cada um dos trabalhos, a Consciente recebeu um selo de biodiversidade nativa, que é uma ferramenta de comunicação, dada pela Cardim arquitetura paisagística, para demonstrar esse diferencial de projeto e evidenciar ao público a diversidade e beleza do paisagismo nativo que tem no local.
Define compra
Para Maurício D’Angelo, gestor comercial da Consciente Construtora, o movimento e a área verde vem sendo um dos principais quesitos que ajuda na decisão de compra dos consumidores que estão em dúvida entre dois empreendimentos ou mais. ”Já presenciei várias situações em que o consumidor avaliou os empreendimentos que estavam em dúvida e o fato da quantidade de verde o fez definir compra. É o que chama a atenção é o que se destaca dos demais”.