Com bons atrativos e forte crescimento, corretagem de imóveis atrai cada vez mais interessados

 Com alta demanda de novos empreendimentos no mercado imobiliário, a quantidade de corretores de imóveis cresceu em todo país. No Brasil, o número de profissionais saiu de 390 mil, em 2020, para 430 mil, no ano passado, gerando um crescimento de 10,25% em apenas um ano, segundo dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). 

Em Goiás, esse crescimento também foi sentido e no próximo dia 27, Dia Nacional do Corretor de Imóveis, a categoria tem muito o que comemorar. Segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (Creci-GO), entre agosto de 2021 a agosto deste ano, até o dia 22, o número de profissionais físicos e jurídicos teve um aumento de 18%. 

O presidente do Creci-GO, Eduardo Coelho, comenta que o crescimento da categoria já era esperado e se dá por conta do mercado imobiliário goiano ter se mostrado resiliente, mesmo diante da crise econômica, e pelas oportunidades apresentadas aos profissionais. “A possibilidade de altos ganhos e a flexibilidade no horário, somados ao mercado em expansão, torna a carreira mais atrativa e cada vez mais promissora. As oportunidades são muitas para quem ingressa na carreira. Os escritórios e imobiliárias estão à procura de corretores de imóveis especializados”, relata o presidente do conselho. 

Dentro das imobiliárias e incorporadoras, por conta da alta no mercado, o modo de se relacionar com os corretores mudou. Segundo Maurício D’angelo, gerente comercial da Consciente Construtora e Incorporadora, a empresa vem trabalhando com estratégias para alcançar e recrutar o máximo de corretores possível.


Maurício D’angelo, gerente comercial da Consciente Construtora
"Nós trabalhamos por etapas, mas sempre com o intuito de reter a atenção do corretor, qualificá-lo e valoriza-lo. Sempre nos preocupamos em fornecer todas as informações para que ele desempenhe seu trabalho da melhor forma possível e, é claro, sempre praticamos um comissionamento e temos campanhas de vendas com premiações agressivas, valorizando assim, ainda mais, o trabalho do corretor", comenta D’angelo.

 Ele também ressalta que além dos treinamentos pós meeting a empresa oferece espaço de qualificação contínuo realizando reuniões e outros momentos para promover o conhecimento sobre o mercado, inovações e novos produtos. 

O profissional, que tem mais de sete anos de experiência na profissão, explica que, por conta das dificuldades que o mercado proporciona, é importante humanizar a relação entre corretor e incorporadora, por isso há um investimento em todas as estratégias usadas para criar situações que propõem trazer corretores para perto e construir uma relação mais próxima.

"Tentamos cada vez mais fortalecer essa relação entre corretor e incorporadora. Nós criamos um treinamento mais humanizado e mais acolhedor porque entendemos que, para atrair bons corretores, devemos ter empatia. Nas campanhas sempre perguntamos a opinião dos corretores em relação aos prêmios, comissões e ideias, isso gera importância e proximidade”, conclui o gestor.

Vivência

Os benefícios da carreira na corretagem atraíram Alessandra Fabiana Pimenta Reis para o setor há dois anos e hoje ela é corretora autônoma e presta serviço para a Consciente Construtora, por meio da parceria com a Lopes Imobiliária. Anteriormente, ela era gestora de departamento financeiro e decidiu ir para o mercado imobiliário por gostar da área de vendas e da flexibilidade de horários que a profissão proporciona. 

A profissional aprendeu nesse tempo que para ser valorizada no mercado precisa ter muita dedicação ao trabalho e desenvolver sua imagem. “Entrei no mercado imobiliário através da minha rede de relacionamentos. Meus amigos que são corretores sempre falavam que eu tinha jeito e que eu poderia me dar bem. Nesse tempo, tive a lição de que aqueles que realmente encaram a profissão e investem para fazer a diferença, têm seu trabalho valorizado e são reconhecidos pelo mercado imobiliário”, comenta ela que hoje se considera realizada e valorizada na sua profissão. 

A corretora de imóveis participa dos meetings com apresentação dos produtos da Consciente Construtora e destaca que além das fundamentais informações sobre os lançamentos que os preparam para atender bem os consumidores, esses momentos são valiosos, pois são compartilhados dados contextualizados sobre o cenário de mercado econômico e imobiliário e a forma que isso afeta o setor e a vida das pessoas.

 “Somando a isso, as oportunidades de networking com os profissionais da empresa incorporadora também agregam uma gama de conhecimentos essenciais para nosso trabalho”, declara a profissional. Segundo ela, estar atualizado é a base para os corretores terem condições de realizar boas vendas, que atendam plenamente a necessidade dos clientes.

Alessandra entende que para o corretor se manter em destaque, deve conhecer bem como tratar os clientes e o mercado. “O corretor tem que entender que ele é um empreendedor, tem que estar comprometido com o seu negócio, ser resiliente, paciente, passar confiança e conhecer bem o mercado como um todo”.

Colega de profissão de Alessandra, Victoria Cavalcante está na área há 1 ano e meio e já vê que o mercado cresceu muito nos últimos meses. Para ela, com tantos profissionais iniciando na carreira, o setor passou a exigir mais. 


Victoria Cavalcante, corretora de imóveis
Victoria Cavalcante, corretora de imóveis
“Acredito que hoje em dia o corretor de imóveis se especializou. Antes, o profissional era um ‘demonstrador’, e hoje percebo que temos que ser muito mais que isso, temos que ser um consultor financeiro. O profissional e a profissão é mais valorizada porque hoje você realmente precisa ser um especialista para se destacar”, afirma Cavalcante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem