Especialista em Administração dá orientações para se destacar no mercado online nos dias que antecedem a data
Para o setor comercial e varejista, o Dia das Mães é uma das principais
datas comemorativas do primeiro semestre e representa a oportunidade de
impulsionar vendas e conquistar novos clientes. Com a proximidade do segundo
domingo de maio, as estratégias de negócios online se intensificam para
alcançar o público que ainda não fez suas compras – de acordo com pesquisa do
Mercado Ads feita em parceria com o Instituto Ipsos, 91% das pessoas procuram seus
presentes na internet.
Segundo o coordenador do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professor Samuel
Novais, os dias que antecedem a comemoração provocam os picos de vendas. “O Dia
das Mães é a segunda data mais importante para o comércio no Brasil, e em
termos de faturamento, costuma ficar atrás apenas do Natal. A presença virtual
fará toda diferença para quem quer garantir resultados nesse período de
véspera”, aconselha. Dentre as oportunidades que o docente enxerga para o
empreendedorismo online, a aderência ao marketplace e a promoção de lives são
imprescindíveis.
O professor ressalta que o marketplace, modelo de negócio
parecido com um shopping virtual, é uma boa alternativa. “É considerado
vantajoso para o consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um só
lugar, facilita a procura pelo melhor produto e melhor preço, além de ser
interessante para os clientes, que encontram grande variedade de ofertas dentro
de casa”, afirma.
Esses locais são propícios para encontrar diferentes públicos
em buscas de compras rápidas. Uma estratégia de marketing para apresentar
produtos e promoções é o preparo de transmissões ao vivo. “Em datas como o Dia
das Mães, é comum encontrar pessoas que ainda não sabem o que vão presentear as
mães. Promover uma live com
demonstrações, ofertas e detalhes dos itens à venda pode auxiliar na captação
de clientes”, reflete o administrador.
MARKETING DIGITAL
Mesmo nos últimos dias que antecedem uma data comemorativa, o
planejamento de marketing digital trará diferença nos lucros de um negócio. O
ponto inicial, segundo afirma Saad, é entender as quais são as demandas e as principais
características do público-alvo. “Identificar qual é a faixa etária, o gênero, a
classe e outros dados do cliente irá indicar caminhos para ações de comunicação
e irá auxiliar a definir metas objetivas”, explica.
Os conceitos trabalhados no campo digital exigem
flexibilidade adaptação do empresário, uma vez que as transformações na
internet são constantes e rápidas. “Embora o Dia das Mães seja bastante
tradicional, é importante ficar atualizado com as tendências do mercado e
preparar promoções que estejam alinhadas com as necessidades do consumidor
virtual”, finaliza o professor.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a
vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e
conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação,
pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.
Presente em todos os estados brasileiros, a
Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na
área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos
desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre
ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem
em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também
por meio de projetos e ações sociais.
Em 2014, a instituição passou a integrar a
Kroton. Acesse o site e o blog para mais
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