Há
alguns anos, a sustentabilidade se tornou prioridade para empresas no mundo do
design. Essa tendência continuará dominando o mercado em 2022 - segundo um
levantamento da Johnson Controls, cerca de 70% das marcas pretendem implementar
ou amadurecer seus programas de sustentabilidade. Sempre à frente as principais pautas do
segmento mobiliário, a indústria de MDF Greenplac começou sua jornada
sustentável em 2017, mas com um histórico de programas de reflorestamento com
mais de 30 anos. Considerando preservar ainda mais o nosso meio-ambiente, no
novo ano, a marca vai mais longe ao apostar no design circular.
Esse
novo conceito criativo faz parte da economia circular, que visa utilizar
resíduos ou materiais de descarte como matéria-prima reciclada, além de
desenvolver produtos tendo em mente o reaproveitamento que mantenha os insumos
no ciclo produtivo. Com base nesta ideia, em janeiro, a empresa lança a
campanha “Arte em Renovar” e a iniciativa para levar esse conceito ao público se
concretiza com a parceria da marca com a Parkiet Brasil.
Buscando
valorizar cada pedacinho de seus produtos e dar um novo significado a estes
pequenos filetes de MDF, que seguiriam para descarte pós-refilamento para
produção de material de merchandising, a marca desenvolveu quadros artísticos
artesanais. Esse trabalho que ganhou vida junto da Parkiet Brasil, é o impulsionamento
inicial através do Design Circular para a campanha que carrega o conceito a “Arte
em Renovar”, uma homenagem aos principais artistas do setor: marceneiros,
arquitetos, designers e projetistas.
“Em 2022, nasce um novo conceito. Junto com ele, um olhar sensível para os verdadeiros artistas do setor. Que incrível oportunidade têm esses profissionais em renascer novos espaços todos os dias. Assim como um artista, imprimem diferentes personalidades e têm nas mãos, a Arte em Renovar qualquer ambiente”, conta Laís Carelo, gerente de Marketing da Greenplac. “Pretendemos convidá-los a fazer diferente com o MDF Greenplac e serem protagonistas nesta Arte em Renovar, considerando especialmente as causas socioambientais que são primordiais e fazem parte do nosso DNA Green”, acrescenta.
O DNA
em questão se traduz no dia a dia da empresa, que produz MDF de eucalipto a
partir de uma floresta de madeira certificada, de produção responsável, onde há
energia limpa, água de reuso, que apoia projetos socioambientais e trabalha
para reduzir cada vez mais os impactos ambientais com o reuso dos descartes.
A escolha
da Parkiet para o projeto foi instrumental, já que ambas as empresas
compartilham os mesmos princípios – o apreço pela parte, amor pelo que se faz
e, principalmente, respeito verdadeiro pelo meio ambiente e a vontade de
impulsionar o design circular. “Para a
Greenplac, seu produto é especial. Cada pedacinho de MDF tem uma história –
enquanto muitos se tornam grandes projetos de movelaria, outros se tornam arte.
Para nós, nada se perde e tudo se transforma. Agregar beleza, qualidade e
funcionalidade até mesmo aos descartes de nossa produção é o que chamamos de
ARTE EM RENOVAR e a Greenplac à frente desta tendência”, conclui Carelo.