O Natal de 2015 foi o pior em volume de vendas em dez anos para os shoppings centers brasileiros, segundo dados divulgados hoje pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop)
As vendas caĂram 2,8% em termos reais, jĂĄ descontada a inflação, fechando o perĂodo como o pior jĂĄ registrado pela sĂ©rie histĂłrica, que teve inĂcio em 2005.
Os dados foram apurados pela associação em uma pesquisa com 150 empresas de varejo que reĂșnem 7,5 mil lojas, levando em conta as vendas de 1Âș de dezembro ao dia 24, vĂ©spera de Natal.
"O mercado como um todo jĂĄ esperava por um resultado desses. Os estoques estavam altos, desde o inĂcio do ano, e o consumidor estava mais receoso", afirma LuĂs Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relaçÔes institucionais da Alshop.
Os segmentos que apresentaram aumento no volume de vendas, sempre na comparação com 2014, foram os de perfumaria e cosméticos, com alta de 3,7%, seguidos pelo de joias e relógios, com crescimento de 3,2%.
Na outra ponta, os artigos de decoração para o lar caĂram 13,3%. AtĂ© mesmo a venda de brinquedos, tradicionais motivador do comĂ©rcio nesse perĂodo do ano, apresentou queda de 0,8%.