Detran realiza ações educativas em todo o DF e reforça a importância do dispositivo de segurança no trânsito
No mês de abril, quando o Distrito Federal completa 16 anos de respeito à faixa de pedestre, o Departamento de Trânsito (Detran) realizará diversas atividades educativas.
A primeira delas aconteceu nesta segunda-feira (1), no período da manhã das 9h às 11h e continuará no período vespertino das 15h às 18h, na faixa de pedestres próximo ao Conic. Condutores e cidadãos que se deslocam a pé serão abordados por uma equipe de 10 educadores do Detran. Estes repassarão informações sobre a importância da educação no trânsito e a forma segura de travessia. Bonecos lúdicos, como o Dona Faixa, o Semáforo e um casal de bonecos – Chico e Lia, também farão parte da ação, que é referência nacional.
De acordo com o diretor de Educação de Trânsito do Detran, Marcelo Granja, a campanha de conscientização que começou em 1997 fez aqueles moradores que andam a pé acreditarem que é possível ter segurança em uma capital onde a maioria é composta por veículos e motos. "A iniciativa é justamente levar a população a se conscientizar do direito de ir e vir e que ele deve ser respeitado nas faixas de trânsito. Educar e fiscalizar é a nossa missão! É fazer com que o cidadão possa atravessar a rua com segurança", explicou Granja.
Em 1997 os motoristas do DF passaram a respeitá-la. Essa mudança de prática cultural ocorreu devido a uma campanha local, que envolveu importantes agências sociais, cujos representantes reuniam-se no Fórum Permanente pela Paz no Trânsito, organizado pela Universidade de Brasília (UnB). Naquela época, o DF tinha apenas 300 faixas de pedestres; hoje o são aproximadamente 5 mil.
Estão programadas para esta semana ações em outras regiões metropolitanas como Guará, Taguatinga, Ceilândia e Santa Maria.